segunda-feira, 6 de junho de 2016

Resolução da Prova de Literatura PUC/PR (05 de Junho de 2016)



(PUC/PR) Sobre os procedimentos narrativos de Inocência, romance de Visconde de Taunay, é CORRETO afirmar:
A) Os personagens de Inocência, segundo a tipologia de Fosters, que separa os personagens em “redondos” e “planos”, isto é, complexos e rasos, são do primeiro tipo, pois são imprevisíveis e de psicologia multifacetada.
B) O que transmite confiabilidade à narrativa de Inocência é o caráter autodiegético, isto é, autobiográfico, de seu narrador, Cirino, que relembra suas peripécias no Mato Grosso e seu amor por Inocência muitos anos depois.
C) O  enredo  de  Inocência    antecipa  os  enredos  do  realismo,  pois  é  linear  e  direto,  sem  apresentar grandes reviravoltas e surpresas, como era típico do romantismo.
D) Apesar de realista, a prosa de Inocência ainda está carregada do estilo do romantismo, cheia de metáforas e hipérboles.
E) O ponto de vista externo caracteriza o narrador de Inocência como um narrador onisciente, o que é, aliás, uma tendência dominante na narrativa romanesca do século XIX.

Resolução:
Excelente questão teórica que aborda os procedimentos narrativos adotados por Visconde de Taunay, em Inocência.
A) Os personagens de Inocência são considerados planos, aliás, uma característica típica do Romantismo, período em que a obra está inserida.
B) Cirino não é o narrador da obra.
C) A literatura realista se caracteriza pelo oposto do que se sugere no enunciado: ela não é linear.
D) Inocência se enquadra no Romantismo.
E) Correta.

(PUC/PR) Para John Gledson, Dom Casmurro "não é um romance realista no sentido de que nos apresenta abertamente  os  fatos,  sob  forma  facilmente  assimilável.  Apresenta-se  com  eles, mas  temos  de  ler  contra  a narrativa para descobri-los e conectá-los por nós mesmos. Na medida em que assim procedermos, descobriremos mais não só acerca dos personagens e dos acontecimentos descritos na história, mas também sobre o protagonista, Bento, o próprio narrador." Com base nessa declaração, é CORRETO afirmar:
A) é um romance da fase romântica do autor, mas que já ostenta características realistas, como a análise crítica da sociedade.
B) neste romance assistimos à transição entre o romantismo inicial de Machado de Assis e o realismo de  sua  segunda  fase,  pois  temos  um  par  romântico,  Bentinho  e  Capitu,  ao  mesmo  que  tempo  que uma análise cortante da sociedade do Segundo Império.
C) é um romance que, ainda que realista, deixa transparecer traços românticos, como a linguagem metafórica e a idealização dos personagens.
D) Dom Casmurro, assim como os demais romances da fase madura de Machado de Assis, não é necessariamente um romance realista clássico: ao contrário deste, é narrado em primeira pessoa e está cheio de digressões narrativas.
E) é uma narrativa que, sob a roupagem do realismo mais estrito, apresenta um profundo simbolismo, que se manifesta em personagens arquetípicos e na trama cheia de peripécias e reviravoltas.

Resolução:
Outra excelente questão que premiou o aluno que não se restringiu única e exclusivamente a estudar o enredo da maior obra machadiana. Assim como na questão anterior, a banca transitou entre os estilos romântico e realista na abordagem da obra.
A) Pegadinha “clássica” como mencionada em sala de aula: Dom Casmurro pertence à fase realista de Machado de Assis.
B) A obra de transição machadiana entre o Romantismo e o Realismo é Memórias Póstumas de Brás Cubas.
C) Idem letra A
D) O “realismo clássico” sugere a impessoalidade do narrador (ou seja, um narrador onisciente em 3ª pessoa), entretanto, a obra em questão traz um narrador-protagonista (Bentinho). Item Correto.
E) Os personagens não são “arquetípicos” e não se pode dizer que narrativa em questão é cheia de peripécias e reviravoltas que, aliás, são características românticas.

12) (PUC/PR) Considere as afirmativas seguintes em relação à obra São Bernardo:
I. Madalena tinha vinte e sete anos e era professora, preocupava-se com os pobres e despossuídos, o que incomodava Paulo Honório, que só queria obter benefícios deles.
II. Dona Glória era tia de Paulo Honório e morava com ele na fazenda, fazia parte da administração, e era quem fazia os pagamentos aos empregados.
III. Madalena abandonou Paulo Honório por causa do ciúme doentio dele e porque ele maltratava as suas visitas, fazendo comentários grosseiros e inapropriados.
IV. O romance está escrito em primeira pessoa e descreve o objetivo de Paulo Honório de apossar-se de São Bernardo, e termina com ele refletindo sobre a sua trajetória de vida.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) Está correta apenas II.
B) Estão corretas apenas I e IV.
C) Está correta apenas III.
D) Estão corretas apenas I e II.
E) Estão corretas apenas I e III

Resolução:
I – Ponto bastante salientado em sala de aula: os comportamentos opostos entre Paulo Honório e Madalena. Enquanto ele era possessivo, ela era altruísta. CORRETA.
II – Paulo Honório não permitia que dona Glória, tia de Madalena, ajudasse em nada na fazenda. INCORRETA.
III – Madalena não abandonou Paulo Honório; ela cometeu suicídio. INCORRETA.
IV – Paulo Honório é o narrador da obra. Inicialmente, temos a sua obsessão em conseguir São Bernardo, depois, temos as reflexões dele acerca de sua relação com Madalena. CORRETA.
Alternativa correta: B

Nenhum comentário:

Postar um comentário