Seguem os 15 mitos da educação, de acordo com a revista Nova Escola, de abril de 2011:
- 1. Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação
- 2. A função mais importante da escola é formar cidadãos
- 3. Criança pobre não aprende
- 4. Educação se aprende em casa. Cabe à escola apenas ensinar os conteúdos
- 5. Para os pequenos, livros ilustrados e com texto curto são os melhores
- 6. Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas
- 7. Meninos são melhores em Matemática
- 8. Creche é um mal necessário
- 9. A repetência sempre melhora o desempenho
- 10. Sem a possibilidade de reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor
- 11. A cópia e a repetição são boas estratégias de ensino
- 12. Trabalho em grupo sempre gera indisciplina
- 13. É papel da escola elevar a autoestima dos estudantes
- 14. Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica
- 15. Conteúdo dado é conteúdo aprendido
O objetivo de postar estes "mitos" não é o de polemizar, mas de trazer a reflexão do processo educacional à tona. Particularmente, não concordo com o "mito" 1 - para mim, ensinar é um dom, independentemente do método (ou pedagogia?) adotado.
Abraços!