quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os 15 mitos da educação

Comecei a postar no twitter os "15 mitos da educação", aos poucos. Resolvi elencá-los, todos, aqui no blog.

Seguem os 15 mitos da educação, de acordo com a revista Nova Escola, de abril de 2011:
  • 1. Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação
  • 2. A função mais importante da escola é formar cidadãos
  • 3. Criança pobre não aprende
  • 4. Educação se aprende em casa. Cabe à escola apenas ensinar os conteúdos
  • 5. Para os pequenos, livros ilustrados e com texto curto são os melhores
  • 6. Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas
  • 7. Meninos são melhores em Matemática
  • 8. Creche é um mal necessário
  • 9. A repetência sempre melhora o desempenho
  • 10. Sem a possibilidade de reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor
  • 11. A cópia e a repetição são boas estratégias de ensino
  • 12. Trabalho em grupo sempre gera indisciplina
  • 13. É papel da escola elevar a autoestima dos estudantes
  • 14. Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica
  • 15. Conteúdo dado é conteúdo aprendido
O objetivo de postar estes "mitos" não é o de polemizar, mas de trazer a reflexão do processo educacional à tona. Particularmente, não concordo com o "mito" 1 - para mim, ensinar é um dom, independentemente do método (ou pedagogia?) adotado.

Abraços!