sábado, 19 de junho de 2010

A morte de José Saramago

O passamento do escritor José Saramago, em 18 de junho de 2010, em sua ilha, em Lanzarote, na Espanha, não representa apenas a perda de um grande artista, mas, também, o desaparecimento de um defensor ardoroso da língua portuguesa. O prêmio Nobel de Literatura, recebido em 1998, pelo autor, é o único grande reconhecimento dado até hoje às produções artísticas concebidas em português e que fizeram com que o nosso tão maltratado idioma fosse, de alguma forma, respeitado pelos quatro cantos do mundo.
O desaparecimento de Saramago faz com que reflitamos, novamente, a respeito do futuro artístico da humanidade, afinal, gênios e polemistas, como ele, estão em processo de extinção e a humanidade, embora não admita, precisa e muito de pessoas com esse perfil. Ao menos, ficamos com seu legado: obras instigantes e de reconhecimento artístico indiscutível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário